Domingo, 07 de abril de 2024

                                                Por: TOHRU VALADARES

          Caríssimo ledor(a), domingo de Ramos é uma data que faz parte das celebrações da Semana Santa. Esta data costuma ser celebrada regularmente pelos cristãos católicos e ortodoxos no domingo anterior ao domingo de Páscoa. A festividade é uma simulação da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém (Mateus 21:1-1, Lucas 19:28-44, Marcos 11:1-10 e João 12:12-19).

          O nome Domingo de Ramos se deu pela forma como Jesus foi recebido: com ramos de palmeiras espalhados pela entrada da cidade e grande aclamação do povo (Mateus 21:8). Este momento sucedeu no domingo anterior à crucificação de Cristo. O que aconteceu em cada dia da Semana Santa? A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

          Na semana que antecedeu a sua crucificação, Cristo se dirigiu a Jerusalém. Ao se aproximar da cidade, Jesus mandou dois de seus discípulos para um povoado, onde encontrariam um jumentinho (Mateus 21:1-3). Ao entrar na cidade montado num jumento Jesus foi seguido por uma grande procissão. As pessoas colocavam seus mantos e ramos de palmeiras sobre o chão, formando uma espécie “tapete vermelho” para o Messias (Marcos 11:8-10).

          A notícia se espalhou por toda a cidade e todos ouviram que o Salvador tinha chegado (Mateus 21:10-11). Desta forma Jesus cumpriu a promessa escrita em Zacarias 9:9, onde o "rei entraria na cidade montado num jumentinho". Este episódio ficou conhecido como 'a entrada triunfal'. Depois, na sexta-feira, Cristo foi crucificado a pedido da própria multidão. Mas, no terceiro dia depois da sua crucificação, Ele ressuscitou! Como é celebrado o Domingo de Ramos?

          A festa de Domingo de Ramos é celebrada segundo a liturgia católica e cristã ortodoxa. Trata-se da primeira data comemorativa da Semana Santa: a semana se inicia com o Domingo de Ramos e termina com o domingo de Páscoa. A celebração se inicia com uma missa, onde os ramos trazidos pelos fiéis são abençoados pelos sacerdotes. Depois da cerimônia a celebração se entende para a rua, onde é realizada uma encenação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

          Apesar de ser um acontecimento Bíblico, não há no Evangelho nenhuma orientação para a celebração do Domingo de Ramos. Na antiguidade, era comum a igreja católica realizar festividades públicas baseadas em fatos bíblicos como uma forma de evangelizar. Devemos celebrar o Domingo de Ramos? A Bíblia não condena, nem orienta realizar celebrações de Domingo de Ramos. Certamente este momento foi muito importante no ministério de Jesus.

          Não é pecado trazermos a memória este e outros tantos feitos de Jesus. Claro, devemos estar atentos: o excesso de simbolismo desvia a nossa atenção de Jesus e pode nos levar a idolatria e superstições. Jesus veio para nos libertar da religiosidade. Logo depois da sua entrada triunfal em Jerusalém, Cristo combateu os mercadores e os comerciantes da fé (Marcos 11:15-16).

          Celebre a Salvação: a maior vitória de Cristo! Assim como Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos, um dia Ele voltará e todos o reconhecerão (Romanos 14:11). Esse será um grande dia para o povo de Deus, porque marcará o início de uma eternidade junto a Ele (João 14:2-3 e Apocalipse 22:20).

          Acabamos de aprender o que é o domingo de ramos dentro de uma visão e perspectiva cristã, no entanto sua representatividade vai muito além de apenas relatar o momento em que Jesus entra em uma cidade montado em um jumentinho, devemos nos ater que o momento era de muitas espectativas, pois o dia da crucificação estava próximo, não existe relatos bíblicos onde Jesus tivesse avisado naquele momento o que ocorreria na semana a seguir, penso que o lado humano de Jesus continha, medo, esperança e ansiedade, mas ele não se deixou levar por tais sentimentos, pelo contrário, com humildade mostrou para as pessoas que o filho do verdadeiro rei e senhor, estava ali, para fazer cumprir a profecia, antes expressada pelo profeta Zacarias 9:9.

          O que mais impressiona, são as pessoas que ali sentiram algo diferente com a entrada de Jesus na cidade, seriam as mesmas pessoas que o crucificariam, quantas vezes nos dias atuais nos ainda crucificamos nosso senhor? Principalmente quando utilizamos de atitudes cheias de rancor e ódio? Será que esse momento cristão não ensina nada para nós?

          Pois bem, sejamos mais humildes ao lidar com o próximo, busque saídas pensando no coletivo e não somente no individual, as pessoas querem ver o milagre, mas esquecem que todos nós somos o milagre que esperamos ver, seja na semelhança, no sopro de vida ou na própria criação divina. Utilizando de forma análoga aos personagens da passagem do Domingo de Ramos, sejamos humildes como o jumentinho, iluminados como os ramos e repletos de amor, assim como Jesus, somos frutos daquilo que assistimos, ouvimos e semeamos, seja aonde for.

          A divindade está em tudo, do início ao fim, principalmente nas pequenas coisas, ainda que não consiga acreditar nele, ele acredita em você, ao entra em algum lugar, com humildade, amor no coração, seja caridoso para com seu próximo e quem sabe assim, possamos contemplar, no final de nossa existência terrena, um trabalho bem feito. Paz&Bem.


Mais artigos do(a) autor(a)

































































Warning: Undefined array key "acessos" in /home1/jorn3419/public_html/artigo.php on line 348