Segunda, 21 de março de 2022 ( Atualizada em 21/03/2022 às 13:10)

Todos a desejam, porém, nem todos sabem exatamente o que significa. O que é felicidade?

Adolf Merckle, recebeu uma herança de seu avô, indústrias de remédios e cimentos na Alemanha. Ele desenvolveu o negócio, as transformou em empresas bilionárias. Conheceu Ruth, sua esposa e com ela teve os filhos: Ludwig, Juntta, Phillip e Tobias. Ele ajudava a fazer remédios para doentes e casas para desabrigados, entretanto, mesmo com essas nobres atividades, aos 74 anos, umas das melhores fases da vida, não suportou uma crise financeira, que não era sua culpa. Em desespero, interrompeu a própria vida. Merckle, tragicamente, desperdiçou seu próprio futuro.

Como deve ter percebido felicidade tem uma relação com o tempo. A vida representa o futuro de uma pessoa, se não houver expectativa de uma vida digna no futuro, dificilmente alguém se definirá como feliz. Deve ter sido esse o caso do desespero de Adolf Merckle. Por outro lado, o patrimônio e memórias de alguém representam o passado, quando se perde o fruto do passado também pode se perder a felicidade, imagine perder tudo que se esforçou pra construir.

Merckle perdeu seu status, seu patrimônio, sua credibilidade; tudo isso conquistado ao longo de 74 anos. Ainda havia muita coisa para ele recomeçar, porém, o pobre bilionário deve ter, certamente, exagerado o valor de coisas pouco relevantes, deixou de valorizar outras, talvez mais importantes, como: a tradição, a transmissão da cultura, a religião, e principalmente, a vida em família, amigos. A primeira vista, ele sacrificou, ao longo da vida, o presente em busca ansiosa pelo futuro. Quando, por breve momento, perdeu o controle do futuro, percebeu que também não tinha tido passado. Nesse momento a vida deixou de ser presente e deve ter se tornado um fardo insuportável. É preciso viver no presente.

ando uma pessoa esta focada no passado ruim tende a se comportar de forma depressiva, se o foco está no futuro se torna ansioso. Se é demasiadamente no presente, é inconsequente. O ideal de felicidade é quando as expectativas, as lembranças e as ações estão em equilíbrio; ou, pelo menos, tendem ao equilíbrio. Mesmo que o desafio e as condições não sejam imediatamente as melhores.

Definir felicidades é difícil, a compreensão dessa palavra deve partir dessa noção equilíbrio com o tempo. Cada coisa deve ser valorizada considerando esse equilíbrio. Dessa forma, expectativas frustradas podem ser trocadas por lembranças; bens perdidos por novos sonhos; e a desesperança pode ser trocada pela ação. Por exemplo, o neto de Adolf Merckle adoraria um abraço do avô.


Mais artigos do(a) autor(a)



















































Warning: Undefined array key "acessos" in /home1/jorn3419/public_html/artigo.php on line 348