Sexta, 07 de outubro de 2022

A cidade mineira de Governador Valadares é um pólo populacional e econômico. Reconhecida como sede regional. Findada a eleição legislativa de 2022, resta entender as novas configurações e elas indicam um novo rumo para a cidade.

Está se desenhando uma grande frende pelo desenvolvimento da princesinha do vale. Isso porque, sedimentou no comando de importantes centros de poder lideranças novas, nos dois sentidos, de idade e pensamentos mais modernos. A linha ideológica vitoriosa em GV é o pragmatismo político com ideias conservadoras, porém, sem os adeptos da ideologia conhecer o principal: Como transformar o conservadorismo político em estratégia pública de desenvolvimento da cidade.

Palavras difíceis, mas isso significa que, os novos agentes políticos de Valadares são conservadores e liberais, entretanto, eles ainda não sabem como tirar as ideias conservadoras do papel para as  transformar em qualidade de vida para todos. Evidentemente, o primeiro passo é desregulamentar, tirar a cidade das costas do cidadão. Outros passos, porém, podem fazer milagres econômicos, e elevar o valor das propriedades. Como ampliação do perímetro urbano, criação do perímetro urbano expandido, ações que ampliariam a oferta de lotes, de construções, ou seja, de emprego. Imagine como ficaria aquecido o mercado de chacreamentos? Quem não gostaria de morar em condomínios com espaço e infraestrutura? Pois é, isso é só uma medida, muitas outras podem aquecer o mercado interno.

Essa frente está sendo formada, sem que as partes tenham noção que estão agindo juntas. Um exemplo disso é a mobilização dos políticos locais em prol do apoio ao candidato conservador que disputará a presidência da república. Todas as correntes convergiram para apoiar esse candidato no segundo turno. A população também por duas vezes já demonstrou que apoia a pauta conservadora.

Com esse consenso, só falta um estopim para ligar as partes, claro, respeitando as diferenças de cada uma. Cabe lembrar que, os principais agentes políticos da cidade, que prefiro me referir a eles como agentes de poder, visto que exercem poder, mesmo sem eles terem uma organização com esse fim, são: os ruralistas, o empresariado e os prestadores de serviços de saúde, às vezes esses grupos se misturam. Mas o fato é que todos eles são em maioria adeptos do conservadorismo sem nem saber o que na teoria isso significa, o que importa é que na prática são, teoria é coisa de intelectual.

Em com esse consenso ideológico na cidade quais frutos a população pode esperar. Primeiro, menos: dor de cabeça, burocracia, fiscalização, normas; segundo, mais: emprego, eficiência, tecnologia de atendimento ao público, serviços públicos mais adequados à vontade da população, escolas eficientes, participação popular, ruas mais limpas, prédios públicos mais bonitos, mais atividades econômicas, quem sabe até se cria um ambiente favorável a industrialização. E muito mais benefícios... Novos tempos para a cidade, desde que o medo e a ganância não estrague tudo.


Mais artigos do(a) autor(a)



















































Warning: Undefined array key "acessos" in /home1/jorn3419/public_html/artigo.php on line 348