Quarta, 20 de julho de 2022

Essas palavras não são para você que foi protegido demais pela vida, que se acha vítima até por ter nascido, ou, pra você que não se responsabiliza pelos próprios atos. Ela é pra quem quer ser forte. Também, ela não é uma lição de moral, sendo apenas análise de conceitos. Dura como a vida é, e só isso.

Brilhantemente dizia Olavo de Carvalho “só se sabe respeitar, quando se sabe desprezar”. Entender que nem todo ser humano nessa terra merece respeito é algo libertador da consciência. Te coloca no rol dos humanos, isso significa que você passa a perseguir a bondade, e rejeitar a maldade.

Antes de entender o que é respeito e desprezo é preciso compreender a amizade. O mesmo autor citado sobre amigo ensinava a partir da expressão em latim: “idem velle, idem nolle” (amigo é aquele que gosta e rejeita as mesmas coisas). Não é possível ser amigos de todos. Bem como, não é possível gostar ou rejeitar tudo. Não é bom para ninguém ter amigos que praticam a maldade. 

Ser mau é algo repugnante, daí vem o conceito de desprezo, que no dicionário é: “falta de estima, apreço ou consideração; desdém”. A palavra que tem origem indo-europeia no comércio, “por preço” ou “a preço”, juntando com o prefixo “des” ficou desprezo, ou seja tira valor, depreciar. Existem pessoas que não valem nada, três exemplos delas: Adolph Hitler, Stalim, Mao Tsedong.

Nessa lógica, se você trata esses, maus exemplos, igual trata um bom exemplo, como: Papa João Paulo II,  Madre Tereza de Calcutá; estará sendo extremamente injusto. É preciso respeitar, quem merece respeito e desprezar quem não o merece. Respeito não pode ser irrestrito a todos, exclua os maus da sua lista de respeito. E viva feliz sabendo que estará fazendo o certo.

Perceba, desprezar não é o mesmo que ser mal educado, embora às vezes seja exatamente isso. Desprezar não é retribuir maldade, pessoas boas não usam a crueldade e violência sem uma justificativa proporcional e controlada. 

Por fim, em uma sociedade que crítica tudo, se torna fundamental desprezar quem apoia a maldade, a corrupção. Respeite mas também despreze. Muitos entre nós merecem desprezo.


Mais artigos do(a) autor(a)



















































Warning: Undefined array key "acessos" in /home1/jorn3419/public_html/artigo.php on line 348