Segunda, 22 de abril de 2024



Buscando o enfraquecimento da prática de transporte clandestino em nossa cidade, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), promoveu uma ação conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizando a fiscalização e identificação dessa prática ilegal.

Essas operações já fazem parte da rotina do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar. Segundo o Tenente José Otávio Júnior, comandante deste pelotão, a fiscalização garante mais segurança à população, além disso, a colaboração entre PMMG e Prefeitura é fundamental. “Se a pessoa realizar o transporte clandestino ignorando a velocidade, por exemplo, pode provocar um atropelamento ou uma colisão”, declarou.

O agente Rodrigo Araújo, gerente de operações e fiscalização de trânsito, relata que os benefícios dessas operações são inúmeros, mas o primordial é a preservação da segurança e prevenção de sinistros: “Nós pensamos principalmente nas vidas que trafegam pelas vias. Estamos aqui para garantir que esse tráfego ocorra de forma segura e sem interferências”.

As ações ocorrem de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a alteração feita nesse artigo pela lei nº. 13855/2019, o “transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim” é uma infração gravíssima que gera multa e remoção do veículo.