Quarta, 03 de abril de 2024



 

O mercado de saúde e beleza tem se destacado como uma das áreas mais promissoras no modelo de franchising. Em 2023, esse fenômeno foi ainda mais evidente, com um crescimento de 17,5% e um faturamento de R$55,6 bilhões. O Brasil é o terceiro país que mais consome procedimentos estéticos no mundo e ocupa o 2º lugar do ranking, ficando atrás somente do setor de alimentação, mas representa apenas 4% da população. Para os especialistas, o desempenho robusto com um público pequeno é reflexo da fidelidade e de uma busca por bem-estar e cuidados pessoais que devem crescer ainda mais, impulsionando a expansão de franquias e oferecendo oportunidades para empreendedores e avanços para consumidores que buscam os serviços do segmento.

O último relatório levantado pela ABF (Associação Brasileira do Franchising), revela uma oportunidade diversa e significativa para a abertura de unidades desta categoria conquistarem uma parcela maior da economia interna, ou até mesmo para novos investidores se atentarem ao crescimento que tende ser cada vez maior. A concentração de oportunidades, procura crescente e o custo-benefício são os maiores atrativos para um novo investimento em franquias, é o que aponta o especialista em expansão de empresas e CEO da Bumbos, Fábio Constantino.
A perspectiva também estimula profissionais de odontologia, que podem realizar harmonizações orofaciais, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Cada vez mais, cirurgiões-dentistas têm aderido à tendência e investido no segmento, que em pouco tempo, pode se destacar como unanimidade nos consultórios. Responsável pelo processo de expansão de redes como a Face Doctor, Botolifting, White Clinic, Diniz Laser e Mellam Face, Constantino justifica que o êxito se dá pois "o custo operacional na área de serviço de saúde e estética é mais baixo e com um mercado que está muito crescente, o investidor navega um pouco na curva da demanda que hoje está reprimida no Brasil".