Segunda, 10 de abril de 2023



O amor está no ar. A onça-pintada (Panthera onca) Rudá, macho, nascido no BioParque Vale Amazônia em fevereiro de 2022, viajou de Parauapebas, sudeste do Pará, para conhecer sua possível futura namorada a onça-pintada Clô, no Animália Park, em Cotia, no interior de São Paulo (SP), e ajudar na conservação da espécie ameaçada de extinção.

Foram quase 2,3 mil quilômetros de viagem até o encontro, que ainda deve demorar mais alguns dias já que a onça Rudá vai passar por um período de quarentena até que esteja apto para conhecer a fêmea. O programa de intercâmbio de animas entre bioparques e zoológicos, e a reprodução sob cuidados humanos, é de extrema importância para promover a conservação da espécie.

A iniciativa integra o Programa de Conservação e Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AZAB). Com pelagem amarelo-dourado e pintas pretas distribuídas pela cabeça, pescoço e patas, a onça-pintada, o maior felino das Américas é uma das prioridades da Red List, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).