Saturday, 27 de June de 2026


O evento contou com a presença do vice-presidente de Distribuição da Cemig, Ernando Antunes Braga, do prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato Almeida Vivas (ambos na foto 1), do deputado Federal Domingos Sávio (foto 2), além de outras lideranças da Cemig e autoridades municipais. Crédito da foto: Cemig divulgação


A Cemig e o Governo de Minas Gerais realizaram, nesta sexta-feira (26/6), uma visita técnica à subestação São Tiago, empreendimento que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 51 milhões e reforça a infraestrutura elétrica da região do Campo das Vertentes. A instalação, inaugurada no segundo semestre do ano passado, beneficia cerca de 50 mil clientes dos municípios de São Tiago, São João del Rei, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas, ampliando a capacidade do sistema elétrico e aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia na região. 

O evento contou com a presença do vice-presidente de Distribuição da Cemig, Ernando Antunes Braga, do prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato Almeida Vivas, além de outras lideranças da Cemig e autoridades municipais.

Com potência instalada de 15 MVA, a subestação é a primeira construída no município de São Tiago. Antes da entrada em operação da nova estrutura, o abastecimento da cidade era realizado a partir da Subestação São João del-Rei 2. 

A nova configuração proporciona maior segurança operacional, reduz a dependência de estruturas mais distantes e cria condições para atender ao crescimento da demanda elétrica dos municípios.

Para o presidente da Cemig, Alexandre Ramos, o empreendimento reforça a estratégia da companhia de preparar a rede elétrica para acompanhar o desenvolvimento dos municípios mineiros.

"A subestação São Tiago representa um investimento estratégico para fortalecer a infraestrutura elétrica da região e criar condições para o crescimento econômico sustentável. Além de aumentar a confiabilidade do fornecimento para milhares de clientes, a obra amplia a capacidade de atendimento da rede e prepara o sistema elétrico para acompanhar a expansão das atividades produtivas e a atração de novos investimentos", destaca Alexandre Ramos.

A nova infraestrutura também traz benefícios importantes para o setor produtivo local. Empresas como Grupo Fortmais, Jeitinho de Minas, Trigo de Ouro, Bao Dimais, Biscoito e Prosa e Extrativa Fertilizantes passam a contar com uma rede elétrica mais robusta e preparada para acompanhar a expansão de suas atividades, proporcionando mais emprego e renda para a população da região. 

A obra possui importância especial para São Tiago, município reconhecido como um dos principais polos agropecuários da região e referência estadual na produção de biscoitos. Com uma infraestrutura elétrica mais moderna e confiável, a cidade ganha condições para ampliar sua capacidade produtiva, fortalecer a geração de empregos e impulsionar novos investimentos.

Maior investimento da história da Cemig

Para preparar o sistema elétrico mineiro para os desafios dos eventos climáticos extremos, da transição energética e do crescimento da geração distribuída, a Cemig realiza o maior ciclo de investimentos de sua história. Entre 2019 e 2029, a companhia prevê aplicar cerca de R$ 70 bilhões na expansão, modernização e digitalização da infraestrutura elétrica em Minas Gerais, consolidando uma das maiores transformações já realizadas no setor elétrico brasileiro.

Os investimentos contemplam a construção e ampliação de 200 subestações, a digitalização de unidades estratégicas da rede, a implantação de 1,5 milhão de medidores inteligentes, a expansão das redes trifásicas no meio rural, a instalação de equipamentos de automação capazes de recompor automaticamente o sistema em caso de falhas e a implantação de sistemas avançados de monitoramento e controle em tempo real. A Cemig também investe em telecomunicações próprias, inteligência artificial aplicada à gestão de ativos e projetos inovadores, como a primeira microrrede conectada à distribuição para atendimento de um do município de Serra da Saudade.

Além dos investimentos na infraestrutura elétrica, a Cemig também vem contribuindo para o desenvolvimento de São Tiago por meio de ações do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Ao longo de sua história, a companhia já destinou mais de R$ 700 mil ao município por meio do PEE. Somente nos últimos cinco anos, mais de R$ 300 mil foram aplicados em iniciativas como o Cemig nas Escolas, Cemig nos Hospitais e Minas LED. Entre os destaques estão a modernização da iluminação pública com tecnologia LED, realizada em 2023, a substituição de toda a iluminação do Hospital São Vicente de Paulo por lâmpadas mais eficientes e a instalação de uma usina solar fotovoltaica na unidade de saúde.  

“Esse conjunto de iniciativas reposiciona a Cemig como uma empresa preparada para o futuro da energia. Mais do que ampliar a capacidade da rede, os investimentos aumentam a resiliência do sistema elétrico, melhoram a qualidade do fornecimento, reduzem o tempo de atendimento às ocorrências e criam as condições necessárias para integrar novas tecnologias, fontes renováveis e modelos de consumo que transformarão o setor elétrico nos próximos anos”, destaca o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Ernando Braga.