Segunda, 05 de maio de 2025



Nesta terça-feira (6), de 8h às 18h, no campus Armando Vieira (campus I) da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), acontece a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento tem como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A promotora de Justiça, Carla Regina Goulart Salaro, ministrará a palestra de abertura para um público de 160 pessoas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em Valadares, Tânia Stork, destaca a importância da mobilização da sociedade e do debate acerca das políticas públicas para mulheres. “Precisamos de visibilidade e voz para implantarmos políticas públicas efetivas em prol das mulheres das zonas urbana e rural, alcançando a diversidade dos grupos existentes, e a conferência é esse espaço, que permite também o fortalecimento da rede de proteção e a ampliação das ações em favor das mulheres", informou Stork.

A presidente do CMDM disse ainda que a conscientização e a divulgação de canais para denúncias de violações de direitos resultam sempre no aumento dos registros de violência contra mulheres. “Esse aumento de casos revelam a realidade, muitas vezes velada, que precisamos fazer o enfrentamento e, por isso, o trabalho é pedagógico e contínuo e deve envolver também os homens”, explicou.

Após a palestra de abertura, duas mesas redondas com a participação de diversas profissionais contemplarão oito eixos temáticos:

  • Eixo 1: Economia do Cuidado
  • Eixo 2: Mudanças climáticas: Impactos e soluções com enfoque nas mulheres
  • Eixo 3: Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres
  • Eixo 4: Educação Inclusiva, igualitária e democrática
  • Eixo 5: Saúde integral das mulheres e garantia dos direitos/saúde
  • Eixo 6: Enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres
  • Eixo 7: Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade
  • Eixo 8: Democratização da comunicação e do acesso à cultura

Além dos debates e da plenária final, no evento também serão eleitas as delegadas que participarão da conferência regional de Políticas Públicas para Mulheres.