Terça, 22 de abril de 2025

Você já parou para pensar em quanto conhecimento teria sido perdido pela humanidade caso o livro não tivesse sido inventado? Das antigas tabuinhas de argila da Mesopotâmia, passando pelos papiros egípcios, até o ultramoderno Kindle, são mais de seis mil anos de registro de todos os campos da reflexão humana.
Objeto tão importante não poderia deixar de ter uma data em sua homenagem. Assim, nesta quarta-feira (23) é celebrado o Dia Internacional do Livro, data fixada pela Organização das Nações Unidas em 1995 e data da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do clássico “Dom Quixote”.
A propósito da ocasião, a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi organizou uma exposição, com início hoje (22) e duração de 15 dias, de livros de diversas épocas (antigos e modernos) constantes do acervo da instituição. A mais antiga das obras tem nada menos que 463 anos. Trata-se das “Epístolas de Cícero a Ático”, em tradução de Matteo Senarega, figura proeminente na paisagem política genovesa (Itália). Impresso em Veneza (Itália), o volume foi encadernado por monges em pele de carneiro raspada.
Há ainda, por exemplo, uma Bíblia impressa em 1821, em Londres (Inglaterra), que foi traduzida do latim para o português por António Pereira de Figueiredo (1725-1797), padre português que desempenhou inúmeras atividades, sendo latinista, historiador, canonista e teólogo.
Veja mais em https://acesse.one/4jC2h.
Para o diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), Rodrigo Limeres, “a exposição é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da leitura na formação da sociedade. Ao apresentar obras que vão desde o exemplar mais antigo do nosso acervo até as publicações mais recentes, a biblioteca reafirma seu papel como guardiã da memória cultural e promotora do conhecimento acessível a todos. Eventos como este fortalecem o vínculo entre a comunidade e a literatura, incentivando o hábito da leitura e valorizando o livro como instrumento de transformação social”.
Usuários e expediente
Para fazer empréstimos na biblioteca, é necessário tornar-se usuário mediante apresentação de uma foto 3x4, comprovante de residência e identidade. Jovens até 16 anos precisam da assinatura dos pais ou responsáveis legais no ato da inscrição.
Endereço: Rua Afonso Pena, 3269, Centro. Telefone/WhatsApp: (33) 3271.8310.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8 às 18h, e, aos sábados, das 8 ao meio-dia.
