ESPORTES
Abertos os Jogos Estudantis Valadarenses (JEV) 2024
A abertura oficial aconteceu na noite de ontem (5), na Praça de Esportes
Sexta, 06 de setembro de 2024

O desfile das delegações na abertura dos Jogos Estudantis Valadarenses (JEV) 2024 foi um show à parte. As escolas se empenharam em dar o seu melhor seja levando mascotes, bandeiras, exibindo medalhas ou até mesmo inovando na apresentação.
O Colégio Franciscano Imaculada Conceição mais uma vez inovou. Em sua entrada, teve aluno fazendo piruetas, cheerleaders, percursionistas e até sinalizadores nas cores da escola. Ao final da cerimônia, que aconteceu na noite de ontem (5), na Praça de Esportes, foram premiadas três escolas que se destacaram em cada categoria. Na disputa entre as escolas da rede privada, houve empate entre os colégios Imaculada e Genoma. Na premiação da rede pública, os ganhadores foram Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho e Escola Estadual São José.
Durante a solenidade, os atletas campeões do Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) deste ano foram homenageados. Os jovens agora irão representar nossa cidade e nosso Estado nas disputas nacionais. A equipe feminina de futsal do módulo II da Escola Estadual Professor Nelson de Sena buscará o título do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, em Brasília, dos dias 7 a 15 deste mês.
Aluno da Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho, Nicollas Moreira de Jesus estará nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados em Recife/PE, de 20 de setembro a 3 de outubro. Atleta paralímpico de natação do SESI, Daniel Nominato de Morais vai disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo (SP) de 25 a 20 de novembro. A dupla de vôlei de praia do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, Guilherme Zampier e Gabriel Rosado, participarão dos Jogos da Juventude, que ocorrerão em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 16 a 21 de novembro.
Fabiana Vaz, mãe da atleta de vôlei e futsal, Isadora, do Colégio Castelo Neves Barros, estava tão animada com a cerimônia que queria registrar tudo com o celular. “Acho muito bacana o JEV, principalmente porque incentiva o esporte na rede de ensino público. Porque os alunos das escolas particulares os pais já colocam no esporte. A minha filha é apaixonada por esportes, joga muito bem e incentivou o professor dela a inscrever a escola no JEV”, contou orgulhosa.
O professor da Escola Estadual Sagrada Família, Rodolfo Rodrigo Dias Pains, comentou sobre a participação do colégio nesta edição. “Este ano, nossa escola vai disputar atletismo, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, peteca, badminton e xadrez. A disputa de badminton será em forma de festival, mas acho importante porque é uma maneira dos alunos conhecerem esta modalidade, que faz parte do Jemg”, destacou.
Atleta da Escola Municipal Octávio Soares Ferreira, Gabrielly Costa Barbosa está ansiosa para as disputas. “Ano passado, fiquei em segundo lugar no xadrez e no revezamento. Este ano, a expectativa está bem alta porque será meu último ano na escola. Vou disputar xadrez e revezamento 200 metros”, disse.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista Rodrigues Filho, depois de agradecer o empenho dos professores de educação física e aos diretores das escolas por participarem da competição, se dirigiu aos jovens. “O esporte traz muita alegria. Façam deste período o melhor da vida de vocês. Muito sucesso para todos”, desejou.
O prefeito André Merlo destacou a importância da promoção do esporte na cidade. “Toda a equipe da nossa Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo trabalha muito para fazer prosperar o esporte na nossa cidade. Acabamos de ter aqui as finais do Jemg e agora vamos ter o JEV. Espero que o novo prefeito continue a promover o esporte em Governador Valadares e na nossa região”, declarou.
A competição
Ao todo, 38 escolas valadarenses vão participar da disputa do JEV deste ano. Os vencedores representarão Valadares nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2025. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e tem o apoio do Conselho Municipal de Esportes.
Haverá disputas na Praça de Esportes, Escola Estadual Professor Nelson de Sena, Arena CS23 e Estação Olímpica nas seguintes modalidades: handebol, vôlei, basquete, natação, natação paralímpica, futsal, atletismo, atletismo paralímpico, peteca, xadrez, futebol society, tênis de mesa, judô e vôlei de praia. Este ano, as grandes novidades são as competições de badminton e tiro com arco olímpico.
