CIDADE
Caminhão hidrovácuo começa a atuar no desentupimento de redes em Valadares
Tecnologia será empregada na limpeza e desentupimento de toda a tubulação mista e de drenagem da cidade
Quinta, 06 de junho de 2024

Um veículo de alta tecnologia chega a Valadares com o objetivo de se tornar um importante aliado do município na drenagem das vias. Numa parceria entre a concessionária Águas de Valadares e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o caminhão hidrovácuo já está atuando nas ruas de Valadares e, hoje (5), já foi utilizado no bairro Santos Dumont.
O veículo de sucção e hidrojateamento é utilizado para o desentupimento e limpeza de tubulações. Trata-se de uma das tecnologias mais avançadas na área, que utiliza jatos d’água com alta velocidade e pressão para remover os detritos, promovendo a limpeza e desobstrução completas das redes da cidade, além de evitar extravasamentos de esgoto.
Não é novidade que Valadares conta com redes e tubulação antigas, de diferentes tipos de diâmetros e materiais sedimentados; diante disso, o caminhão chega à cidade como uma solução eficiente e segura. O veículo conta com 120 metros de mangueira do hidrojato e mais 25 metros da estrutura de sucção. Além disso, possui dois reservatórios internos, sendo um destinado à água limpa do hidrojato e outro destinado aos dejetos sugados. Graças à bomba de hidrojateamento de alta pressão, o caminhão consegue sugar materiais e resíduos da tubulação a uma distância de mais de 100 metros de extensão, além de possibilitar que resíduos já sedimentados nas redes sejam removidos por meio do jateamento de água nas tubulações, podendo ser utilizado em redes de esgoto e redes mistas – tubulações de esgoto e drenagem urbana (bocas de lobo e poços de visita), facilitando, assim, a desobstrução das redes e reduzindo possíveis alagamentos no período chuvoso.
“O caminhão hidrovácuo se destaca pela grande versatilidade na realização dos serviços de desentupimento das redes mistas (água e esgoto) e de drenagem. Ele consegue succionar todo os resíduos, como terra, areia ou lixo, que estejam obstruindo as tubulações. A importância desse tipo de serviço é que ele antecipa o período de chuvas, que é quando as redes acabam sendo obstruídas e gerando extravasamentos pela cidade. Com esse trabalho, nós vamos conseguir desentupir essas redes, fazendo com que o fluxo delas ocorra normalmente”, explicou João Carvalho, gerente de serviços da Águas de Valadares.