Quinta, 09 de maio de 2024



No dia 2 de maio, os agentes de deportação da unidade de Operações e Remoção (ERO, sigla em inglês) em Boston (Massachusetts) capturaram um brasileiro de 23 anos perto de sua residência, na cidade de Lowell. O indivíduo era procurado no Brasil por tentativa de homicídio.

O diretor do Escritório de Campo da ERO em Boston, Todd M. Lyons, comentou sobre a captura, destacando que o brasileiro tentou utilizar comunidades de Massachusetts para escapar de uma acusação de tentativa de homicídio em seu país de origem. “Não vamos permitir que criminosos do mundo inteiro usem os bairros de Nova Inglaterra como esconderijos da justiça e a nossa agência continuará priorizando a segurança pública, capturando e removendo ameaças aos residentes locais”, afirmou.

De acordo com os documentos do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), o brasileiro foi detido pelas autoridades da Patrulha de Fronteira em 28 de março de 2023, após entrar ilegalmente no país perto de Lukeville, Arizona. Ele foi colocado em procedimentos de remoção e posteriormente liberado sob ordem de reconhecimento após receber uma notificação para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça (DOJ).

As autoridades norte-americanas receberam uma notificação de que em 6 de outubro de 2023, um Tribunal da cidade de Curitiba, no Paraná, havia emitido um mandado de prisão para ele pela acusação de tentativa de homicídio. Se condenado, ele pode enfrentar até 30 anos de prisão.

O indivíduo permanecerá sob custódia da unidade do ERO enquanto aguarda o resultado dos procedimentos de remoção.

A unidade realiza a remoção de indivíduos sem base legal para permanecer nos Estados Unidos, incluindo por ordem de juízes de imigração do EOIR, uma entidade separada do Departamento de Segurança Interna e do ICE.

Juízes de imigração nesses tribunais tomam decisões com base nos méritos de cada caso individual, determinando se um imigrante está sujeito a uma ordem final de remoção ou é elegível para certas formas de alívio da remoção.