Terça, 07 de maio de 2024



A Usina Hidrelétrica de Baguari, em parceria com a Defesa Civil do município, começará nesta terça-feira, dia 7, a instalação de placas de sinalização do Plano de Ação de Emergência (PAE) do empreendimento. A atividade terá início às 9h20 na rua principal do distrito de Baguari, entre a Escola Estadual Marcos Geber Sírio e o campo de futebol. O PAE consiste em estabelecer, para a população que vive próxima ao empreendimento, as medidas a serem executadas em uma eventual necessidade de evacuação de emergência.

As placas de sinalização serão instaladas nas Zonas de Autossalvamento, as ZAS, demarcando as rotas de evacuação, os pontos de encontro seguros, e indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação de emergência. A ZAS da barragem da UHE Baguari abrange áreas rurais e urbanas do distrito de Governador Valadares. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com a Defesa Civil.

A instalação dos equipamentos integra mais uma importante etapa das atividades do PAE. Na primeira fase, foi realizado o cadastramento das comunidades situadas na ZAS da usina. Para compor o sistema de comunicação e alerta do PAE, torres de alarme sonoro foram instaladas, garantindo que a informação seja enviada de forma rápida, direta e global com a população. Também está sendo disponibilizado o aplicativo PROX, da companhia energética de Minas Gerais (CEMIG), que apoiará na comunicação, direcionando a comunidade para as rotas de fuga e pontos de encontro, possibilitando o auto cadastramento da população e operacionaliza o PAE.

“O PAE é um plano exigido por lei para garantir ainda mais segurança à população. As estruturas do empreendimento passam regularmente por vistorias, inspeções e fiscalizações que garantem a segurança da população e de suas operações. A usina se encontra operando normalmente em perfeitas condições”, afirma Lucas Rodrigues, gestor de Operação e Manutenção da UHE Baguari.

Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de evacuação de emergência. As atividades de treinamento estão programadas para o próximo dia 28 de maio.

Em 2022, a Usina Hidrelétrica de Baguari realizou o PAE nível B, voltado para as instituições de segurança, onde o treinamento contou com a participação das Defesas Civis municipal, estadual e nacional, além do Corpo de Bombeiros.

Usina Hidrelétrica de Baguari

Construída no leito do Rio Doce, em Governador Valadares, a Usina Hidrelétrica de Baguari, pertence à Eletrobras desde outubro de 2023. O empreendimento entrou em operação em 2009 e possui 4 unidades geradoras, de 35MW cada. Além de Governador Valadares, a usina abrange as cidades mineiras de Periquito, Alpercata, Fernandes Tourinho, Sobrália e Iapu. o empreendimento possui capacidade instalada de 140 MW e foi, originalmente, foi construído e instalado pelo Consórcio UHE Baguari, sociedade formada em 2006 por meio da união das empresas Baguari I (controlada pela Neoenergia) e a Baguari Energia (composta pela Cemig Geração e Transmissão e Furnas).