Quarta, 18 de outubro de 2023 ( Atualizada em 18/10/2023 às 19:29)


Hospital Bom Samaritano ampliou a cota de mamografias pleo SUS no Outubro Rosa, passando de 15 por semana para 15 por dia. Crédito foto Leonardo Morais


A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), o Hospital do Câncer de Governador Valadares e região, realiza nesta sexta-feira (20/10), a partir das 7h da manhã, uma Caminhada Preventiva HBS contra o Câncer de Mama, que sairá da porta do HBS. A programação focada no Outubro Rosa conta com  a participação do Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), Univale, Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Raimundo, NASF e o Vita Plan, o plano de saúde do Hospital Bom Samaritano.

O objetivo da caminhada é incentivar a comunidade a fazer o autoexame, procurar um médico para qualquer eventualidade e manter em dia a Mamografia, exame para detecção precoce do Câncer de Mama. “Grande parte dos cânceres de mama são identificados, primeiro, pela própria paciente, pois ela conhece seu próprio corpo melhor que ninguém. Porém, nem todos os tumores são palpáveis, ou pelo seu tamanho muito pequeno ou por sua localização às vezes mais profunda. Se tocar é uma prática importante, porque se a mulher identifica algo que acha estranho ela pode e deve procurar o posto de saúde o mais rápido, contudo as consultas regulares e os exames de rastreamento, como a mamografia e o ultrassom, são fundamentais para o diagnóstico precoce do tumor de mama”, explica o oncologista Pedro Vieira, diretor do NEO. 

Para incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção, o Hospital Bom Samaritano aumentou a cota de mamografias pelo SUS neste mês e passou de 15 por semana, para 15 por dia no Outubro Rosa. Além disso, as mamografias particulares estão com 50% de desconto, pois é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. 

O HBS cumpre o seu papel como hospital beneficente que tem atendimento de cerca de 87% pelo SUS e os outros 13% entre convênios, particular e atendimentos beneficentes, recursos que ajudam a manter os atendimentos SUS que não cobrem completamente os custos. “Como hospital do Câncer de Governador Valadares e região, temos a missão e o compromisso social de não só tratar o câncer de mama, mas também de prevenir e ajudar na detecção precoce. Por isso, ampliamos a cota  do SUS neste mês e estamos dando um desconto para aqueles que optam pelo particular”, explica Renato Fraga, conselheiro da BSBS. 

Atividades dos parceiros

Quem chegar para participar da Caminhada Preventiva HBS contra o Câncer de Mama vai contar com uma tenda que terá frutas e muita água, aferição de pressão e glicemia realizadas pela equipe de enfermagem do Hospital Bom Samaritano, com o apoio da equipe do Vita Plan, o Plano de Saúde do hospital. 

A equipe do NEO trabalhará a conscientização da comunidade com a distribuição de folhetos educativos sobre como prevenir o câncer de mama e fazer a detecção precoce. 

Alunos do curso de Fisioterapia da Univale, vão receber as mulheres com instruções sobre a Saúde da Mulher, tema que envolve não so a prevenção do Câncer de Mama, mas cuidados em geral que pode ajudar a prevenir outros tipos de canceres.

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do São Raimundo e o NASF, estarão presentes com educadores físicos que vão fazer o aquecimento da galera para enfrentar a caminhada sem lesões. 

Caminhada Preventiva HBS contra o Câncer de Mama

7h     Concentração (Rua Nízio Peçanha (próximo a guarita de entrada do HBS)
7h30   Saída Rua Nízio Peçanha (guarita do Samaritano)
    Seguindo: Rua Raimundo Luzia da Silveira, 
Av. Engenheiro Roberto Lassance, 
Av. Luiz Gonçalves Lessa,
Rua da Mica,
Rua Columbita, 
Rua Berilo, 
Rua Luiz Carlos, 
Rua Francisco Peçanha 
E retorno a porta do HBS