Sábado, 26 de agosto de 2023



Dia 30 de agosto de 2023, na Praça da Sé, acontecerá o encontro de entidades, voluntários e familiares de desaparecimentos forçados.
Essa data é marcada em razão do Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, data criada para dar visibilidade a essa violação de direitos humanos. 
O evento busca enfatizar a causa dos desaparecimentos involuntários, a fim de amenizar as precaríssimas condições do estado em relação aos seus desaparecidos, (que são muitos) e se agravam dia após dia, principalmente pela inexistência de mecanismos funcionais e órgãos competentes que possam dar respostas em tempo hábil ou simplesmente retornos. 
Nacionalmente, existem algumas instituições não governamentais, que têm boas ferramentas, no entanto, não é de alcance geral.  "A junção dessas instituições, junto com as delegacias especializadas e a sociedade civil, precisariam aumentar o efetivo em ambas as forças com o apoio da divulgação em massa, para atender adequadamente as demandas, e ter retornos mais eficazes, principalmente no que diz respeito à alimentação e integração em todo o país do banco de dados das pessoas Desaparecidas. E claro, dar acesso às Entidades Civis para que assim possamos realizar um trabalho integrado, pois, com certeza virá o êxito na resolução dos casos e um atendimento humanizado respeitoso aos Familiares.

Temos casos de crianças, jovens, trabalhadores, idosos, deficientes, doentes, enfim, todos seres humanos desaparecidos. 

Não podemos permitir, portanto, que se continue a prática de afrontas e violações aos Direitos da pessoa Humana". diz uma das organizadoras do evento.